Índice de Qualidade da Burocracia avalia gestão de pessoas no TRT-11

Publicado em: 29 de janeiro de 2026

A República.org desenvolveu o Índice de Qualidade da Burocracia (IQB), um diagnóstico inédito no Brasil que avalia o nível de profissionalização, imparcialidade, autonomia, motivação e espírito público das burocracias estatais, com base em evidências e referências internacionais.

Neste estudo, analisamos os resultados do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região. A nota geral obtida pelo órgão no IQB foi 69, considerada um nível intermediário de qualidade — e muito próxima do patamar que classificamos como alto. O resultado indica a existência de uma base institucional relevante, com potencial concreto de fortalecimento.

Oportunidades

O levantamento mostra desempenhos especialmente positivos nas dimensões de Competências, Espírito público e Qualidade do ambiente de trabalho, além de bons resultados em áreas como liderança, autonomia, incentivos e carreira baseada em desempenho. 
Desafios

Por outro lado, o estudo também aponta desafios importantes, especialmente nas dimensões de recrutamento baseado em mérito e conexões institucionais, fundamentais para uma burocracia mais justa e eficiente.

O IQB é uma ferramenta estratégica para gestores públicos, servidores, pesquisadores e cidadãos interessados em compreender como a gestão de pessoas impacta diretamente a qualidade do Estado e dos serviços entregues à sociedade. Baixe o estudo completo e conheça em profundidade os resultados do Índice de Qualidade da Burocracia (IQB) do TRT da 11ª Região.

Compartilhe:

Veja outros estudos

Estudos filtro

Assine nossa newsletter e saiba tudo sobre serviço público e gestão de pessoas